14 de set de 20205 min
Você sabia que o uso de métricas pode possibilitar o melhor gerenciamento e monitoramento do seu negócio? Com a utilização desse recurso, você poderá verificar os resultados de sua empresa e analisar o que pode ser melhorado!
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos o que são as métricas e quais os seus principais tipos. Continue a leitura para começar a entender melhor o andamento de seu negócio agora mesmo!
De acordo com um dos pais do conceito de web analytics, Avinash Kaushik, uma métrica é simplesmente um número. No contexto das organizações, esses números podem fazer referência a inúmeros aspectos, com o objetivo de fazer a mensuração de resultados.
Por exemplo, por meio de métricas é possível avaliar a performance de um time de vendas ou analisar o engajamento do público-alvo em uma campanha de marketing.
É possível, ainda, avaliar o retorno sobre o investimento em diversos tipos de iniciativas, como ações de vendas e lançamentos de produtos.
Mas qual é exatamente o objetivo da apresentação desses resultados através de métricas?
“A utilização das métricas de negócios permite que gestores tenham uma compreensão mais aprofundada da situação de uma empresa.”
A partir da análise desses números, é possível monitorar o funcionamento ou identificar problemas em um negócio. Mediante as métricas, os gestores também podem identificar tendências, antecipando-se a cenários a fim de obter maior vantagem competitiva as empresas das quais fazem parte.
Dito de outro modo, essas análises possibilitam insights e tomadas de decisão mais assertivas, contribuindo com a melhoria dos processos de uma organização e otimizando os investimentos e as aplicações dos recursos disponíveis.
Agora que você já sabe o que são métricas, podemos indicar de modo claro quais são os benefícios que elas podem propiciar para as empresas. Acompanhe!
As análises feitas a partir de métricas possibilitam a identificação de pontos fortes e fracos das estratégias e ações colocadas em prática, viabilizando a otimização delas.
O uso de métricas melhora o retorno sobre os investimentos realizados, na medida que permite aos gestores adquirir novos recursos e ferramentas somente quando elas são necessárias ou quando apresentam como um diferencial competitivo.
A análises dos dados apresentados nas métricas facilita a identificação de gargalos em operações e processos. Com essa informação em mãos, os gestores podem tomar medidas para otimizar os pontos que apresentam problemas.
Existem métricas específicas que ajudam os administradores a entender o comportamento consumidor dos clientes de uma empresa e seu índice de satisfação.
A partir desses dados, é possível otimizar as estratégias de relacionamento com o intuito de fidelizar ou reter os clientes por mais tempo.
Uma constante utilização das métricas evita que os gestores percam de vista os objetivos e metas de uma empresa. Dessa forma, pode-se manter o foco nas necessidades e demandas do mercado e dos clientes.
É fundamental, também, que você conheça os tipos de métricas que podem ser aplicadas a uma empresa. Em outras palavras, é a partir desse conhecimento que você poderá entender como se dá a utilização das métricas na prática. Abaixo, indicamos algumas delas. Confira!
As métricas de desempenho, dizem respeito a performance de um negócio. A partir delas, administradores podem fazer um diagnóstico completo acerca dos aspectos qualitativos e quantitativos que refletem a situação de uma empresa. Veja!
Essa métrica pode ser calculada por meio da multiplicação da quantidade de vendas pelo preço unitário dos produtos vendidos. O faturamento bruto revela quanto uma determinada empresa é capaz de faturar em um período x de tempo.
Ticket médio
Por meio do ticket médio, você conseguirá ver o quanto seus clientes costumam gastar cada vez que fecham uma compra em sua empresa. Esse valor pode ser calculado dividindo-se o número de vendas pelo faturamento em um período x.
Lucratividade
A lucratividade permite entender quanto de lucro líquido uma empresa fatura em um determinado período. Ou seja, a lucratividade é a parte do faturamento que não está comprometida com o pagamento de despesas.
Ponto de equilíbrio operacional
A partir da análise dessa métrica, é possível verificar qual é o faturamento bruto necessário para manter a empresa funcionando de maneira adequada. Ela serve para estabelecer metas mínimas e evitar riscos à sobrevida de um negócio.
Com as métricas de receita, você pode verificar se o retorno sobre os investimentos realizados em diversas áreas está à altura do planejado. Veja algumas delas abaixo!
ROI
Também conhecida como retorno sobre investimento, essa métrica representa os resultados obtidos a partir de um investimento em uma ação específica. Essa ação pode ser, por exemplo, uma campanha de marketing ou a adoção de uma nova tecnologia.
Explicando de outra forma, o ROI revela o quanto de dinheiro uma organização lucrou ou perdeu em relação a uma soma investida.
Lifetime Value (LTV)
O LTV representa o valor que um cliente tem para uma empresa durante seu tempo de relacionamento com ela. Em outras palavras, o lifetime value corresponde ao valor total das compras que um cliente realizou em uma empresa enquanto permaneceu ativo.
Para calcular essa métrica basta multiplicar o tempo médio de retenção de clientes pelo ticket médio.
Custo de aquisição por cliente (CAC)
Essa métrica reflete o investimento médio feito por uma empresa para conquistar cada cliente.
A importância disso é clara.: se o valor investido em ferramentas e mão de obra para conseguir novos clientes for superior ao lucro obtido por meio das vendas, isso significa que o CAC precisa ser reduzido.
Ou seja, o ideal é que os custos de uma empresa com recursos para aquisição de novos clientes sejam inferiores ao valor que esses mesmos clientes compram com ela.
Além das métricas que indicamos acima, há, ainda, outras que não podem ser ignoradas. Na sequência, indicamos quais são elas.
Por meio dessa métrica, é possível o nível de satisfação dos clientes no que concerne a aspectos diversos de uma empresa, como atendimento, produtos e serviços.
Pode-se calcular esse indicador fazendo uma subtração entre as taxas de clientes satisfeitos e insatisfeitos.
Também conhecida como taxa de rejeição, o churn indica a taxa de abandono ou de cancelamento na base de clientes de uma empresa.
“Geralmente, taxas de rejeição muito altas tendem a impactar diretamente no faturamento de um negócio. Por isso, é fundamental monitorar essa métrica e verificar as possíveis causas de um eventual aumento do churn.”
O turnover mede a taxa de rotatividade de funcionários em uma empresa. Ou seja, é mediante essa métrica que se pode calcular o índice de demissões e admissões em determinado período de tempo.
À essa altura, você já deve ter concluído que esses indicadores possibilitam a realização de diagnósticos completos em uma empresa. De fato, com o uso de métricas, você terá mais segurança para tomar decisões e resolver problemas a partir de suas causas.
Quais métricas você utiliza para avaliar e monitorar a situação de sua empresa?