Dois exemplos de empresas que tomam decisões baseadas em dados

Mais empresas estão contando com dados para ajudá-las a identificar desafios, capitalizar oportunidades e tomar decisões oportunas que podem afetar seus resultados.



GOOGLE


Um dos objetivos do GOOGLE é garantir que todas as decisões sejam baseadas em dados e análises. Ele possui um departamento de análise de pessoas para ajudar a empresa a tomar decisões de RH usando dados, isso inclui decidir se os gerentes fazem ou não a diferença no papel que estão desempenhando.


Inicialmente essa análise revelou que as equipes com melhores resultados, mais felizes e que ficavam mais tempo no Google eram lideradas por gerentes melhores.


A partir desta informação, a Google solicitou para seus funcionários que indicasse através de formulários exemplos de gerentes que fazem a diferença e quais são os tipos de comportamentos eles deveriam ter. Também entrevistou alguns gerentes sobre suas práticas.


Usando esses dados, o Google nomeou 8 comportamentos que definem bons gerentes, assim como os 3 principais motivos que os gerentes podem ter dificuldade em suas funções. A empresa usa estes dados para medir seus gerentes em relação a esses comportamentos e semestralmente realiza uma pesquisa de feedback para revisar seu programa de treinamento para gerentes.


AMAZON


Os e-commerce geralmente usam dados para impulsionar suas vendas. Se você já fez compras na Amazon, provavelmente recebeu uma recomendação de produto ao visitar o site ou por e-mail. Este é um exemplo de uma decisão de negócios baseada em dados


A Amazon baseia suas recomendações no que os clientes compraram no passado, nos itens de seu carrinho de compras virtual, nos itens que o cliente classificou ou revisou após a compra e nos produtos que o cliente visualizou ao visitar o site. A Amazon também usa as principais métricas de engajamento, como taxas de cliques, taxas de abertura e taxas de opt-out para decidir quais recomendações enviar a quais clientes.


Ao integrar recomendações em quase todos os aspectos do processo de compra da Amazon, desde a navegação do produto até o checkout, a empresa descobriu que as recomendações do produto, de fato, impulsionam as vendas e aumentam os resultados financeiros.


Como são baseadas as decisões da sua empresa?

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo