top of page

A importância dos Dashboards

Atualizado: 14 de set. de 2020

Já ouviu falar dos dashboards? Muita gente nem imagina o que seja, mas é uma ferramenta importante na gestão das empresas dos mais variados portes e segmentos. Existem diversas maneiras de fazer um controle interno e externo do fluxo da empresa, e através de um dashboard fica mais eficiente o controle, organização e a tomada de decisão.



Com essa pequena introdução, surgem diversas dúvidas, como: o que são dashboards? para que servem? como podem fazer diferença na minha empresa ? Basicamente, contratar uma empresa especializada em dashboards irá trazer uma reorganização para a rotina.


O que são Dashboards?


Imagine o painel de um carro, onde todas as funções disponíveis e problemas aparecem no visor, através de alertas, como falta de gasolina, problema nos freios, falha na bateria, entre outras situações. O dashboard é um painel de controle que organiza e mostra informações, como métricas e indicadores. Em uma base de informações, todo o fluxo de uma empresa pode ser delimitado no dashboard, ajudando na tomada de decisão.


Tipos de Dashboards

OPERACIONAL

Neste caso, esses dashboards são indicados para empresas que precisam de dados atualizados constantemente, ou seja, processos que mudam o tempo todo. Indicado para departamentos de vendas, recursos humanos ou de fabricação, são ótimos direcionadores para uma empresa que vive em constante movimento.


Em um setor de vendas, por exemplo, com atualizações diárias em um sistema preparado por uma empresa especializada, o gerente da área pode fazer comparações de dados diariamente, tendo sempre em mãos o fluxo de caixa, quem vende mais e de que maneira investir nos produtos para irem ao mercado.

ANALÍTICO

É uma análise mais específica das ações da empresa e vale também para setores estratégicos, como o de atendimento. Digamos que após uma avaliação criteriosa, é constatado que 5% do público alvo não está sendo atingido pelo produto ou serviço "X". Com o dashboard analítico, é possível avaliar os motivos dessa quebra de vendas da empresa.


A ferramenta permite uma pesquisa aprofundada, que investiga por você e dá armas para tomar as decisões corretas. Quando um problema aparecer, essa análise detalhada ajuda a corrigir.

ESTRATÉGICO

Aqui chegamos aos KPIs ou Indicadores-chave de desempenho. Nesse tipo de dashboard, o objetivo do cliente deve ser indicadores, como métricas, do progresso ou queda de aspectos da empresa, como vendas, atendimentos a clientes e volume de produção em indústria, por exemplo.

Com esse tipo de ferramenta, o gestor poderá acessar, detalhadamente, tendências dos produtos e desempenho da equipe. Diferente do dashboard operacional, neste caso é possível conferir as métricas uma vez por semana, ou com uma frequência maior, para criar padrões mensais e anuais.

A importância dos Dashboards


Quando você se perde em questões operacionais que limitam seu sucesso, recomendamos uma ferramenta para voltar ao caminho certo. Não basta apenas ter dados para marketing, vendas ou informações dos seus clientes; esses dados precisam ser gerenciados e convertidos em métricas importantes para auxiliar na tomada de decisão do seu negócio. Veja mais motivos para aderir aos dashboards.

Organização

É mais fácil organizar as peças da empresa e definir as estratégias mês a mês. Com frequência, os gestores e diretores terão em mãos os erros e acertos das diferentes áreas do seu negócio. É um ponto na organização de metas e correção de problemas.

Metas

Só com dados concretos e detalhados será possível exigir mais das equipes. Um dashboard estratégico fornece informações baseadas em padrões, através dessas métricas e da definição dos objetivos é possível direcionar, medir e corrigir as rotas necessárias.

Inovação

É através das informações e métricas que o gestor tem a certeza de que é hora de mudar. Seja investir na empresa de alguma forma, reformular um setor ou ingressar em uma nova modalidade de negócio que esteja surgindo.

Conhecimento

Não há maneira de gerir um negócio quando o gestor tem pouco conhecimento sobre os pontos chaves da sua organização. Tendo em mãos dados para formar estratégias, é um ganho para a empresa. O dashboard permite aproximação de objetivos e planejamento através das métricas e informações.

Quero o dashboard para minha empresa


O dashboard é para sua empresa como o cérebro para o ser humano. É neste painel que as informações mais importantes ficam armazenadas, para poderem ser acessadas a qualquer momento. Fazer isso em planilhas ou no papel, não é mais funcional.

Priorize a escala de objetivos da sua empresa, para aí sim utilizar o dashboard e atingir essas metas. Perceba se é melhorar atendimento, vendas, ou a produção de produtos. Assim, saberá qual tipo de dashboard é o ideal para o seu negócio.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page