top of page

O que são dashboards?

Atualmente, as informações são um precioso ativo das empresas. Contudo, para que elas sejam usadas de maneira a fazer diferença, é preciso saber interpretá-las. Uma forma de facilitar essa interpretação é utilizar dashboards.


Quer saber mais sobre essa tecnologia e as vantagens que ela pode proporcionar à tomada decisão? Então, não deixe de ler esse artigo!

O que é dashboard?

“Em linhas gerais, um dashboard é um painel digital onde são apresentadas diversas informações, indicadores e métricas relevantes para um negócio.”


Geralmente, esse painel é construído a partir da base dados de uma empresa específica, a fim de selecionar as informações que mais impactam a estratégia e a gestão empresarial.

Ou seja, o dashboard é uma ferramenta personalizada, que tem em vista os fatores que mais influenciam um negócio na busca de seus objetivos.


Entre os dados e métricas que podem ser incluídos em um dashboard, podemos mencionar os seguintes:

  • Retorno sobre o investimento de estratégias e projetos;

  • Número de vendas;

  • Desempenho de filiais de uma empresa;

  • Performance das equipes de atendimento;

  • Taxas de turnover;

  • Informações sobre o uso de matérias-primas.

O dashboard permite que esses e outros dados sejam rapidamente acessados pelos gestores em uma única tela, em tempo real.


No tópico a seguir, falamos em mais detalhes sobre algumas das principais vantagens dos dashboards. Veja!

As vantagens dos dashboards

Otimiza a tomada de decisões

Com os dashboards, é possível centralizar todas as informações relevantes de um negócio, o que facilita uma visão das variáveis que compõem os processos de uma empresa. E isso tende a tornar a tomada de decisão muito mais assertiva e ágil.

De fato, é bem mais simples e rápido visualizar todos dados relevantes sobre um projeto ou negócio em uma única tela do que buscá-los entre relatórios e planilhas diversas.


Auxilia na integração das equipes

As diversas equipes de uma empresa podem contribuir para a construção de um dashboard, de maneira a torná-lo mais completa e engajar os colaboradores na construção dos dados.

Ademais, os painéis são de fácil leitura, possibilitando que os objetivos e metas de uma empresa sejam compreendidos por seus funcionários.


Redução de riscos

Conforme já mencionamos, os dashboards permitem a visualização de dados em tempo real. Com isso, pode-se tomar decisões com base em informações atualizadas e confiáveis.

Isso possibilita, ainda, a identificação de possíveis riscos e tendências negativas, o que dá ao administrador mais tempo para tomar medidas que evitem cenários indesejáveis para o negócio.


Identificação de oportunidades

Da mesma forma que possibilita a identificação de riscos, o uso de dashboards permite que os gestores visualizem possíveis oportunidades de investimentos e negócios.

De fato, as informações apresentadas de forma dinâmica nesses painéis podem propiciar uma visão global da empresa, tanto em seu ambiente interno quanto externo. E isso estimula insights que podem fazer a diferença.

Os tipos de dashboard

À essa altura, você já deve ter percebido que adotar esses painéis pode trazer uma grande vantagem competitiva para seu negócio, independentemente de qual seja seu segmento de atuação.


Realmente, os dashboards podem ser personalizados com métricas e processos específicos, sendo ferramentas bastante flexíveis.


Atualmente, existem vários tipos de painéis, os quais podem atender a demandas bastante diversas. A seguir, explicamos quais são e como funcionam os principais tipos de dashboard. Acompanhe!

Dashboard operacional

Como o nome mesmo sugere, esse painel concentra informações referentes às operações e processos de uma determinada empresa.

Por meio do dashboard operacional pode-se, por exemplo, identificar possíveis gargalos e outros problemas em procedimentos específicos.

Em outras palavras, as análises possibilitadas por essa ferramenta permitem aos gestores tomar iniciativas para otimizar os processos operacionais de uma empresa.

Dashboard tático

O dashboard tático, ou executivo, apresenta dados e indicadores úteis para gestores, tornando mais ágil e assertiva a tomada de decisão.

Geralmente, os painéis executivos possibilitam a conferência de dados atualizados em tempo real, de maneira a evitar erros no processo decisório.

É importante ressaltar, ainda, que esse tipo de dashboard é desenvolvido a partir de metodologias específicas relacionadas à administração de empresas, tais como o Balanced Scorecard e o Gerenciamento pelas diretrizes.

Dashboard analítico

Também conhecido como dashboard estratégico, esse painel tem como objetivo monitorar os indicadores e dados referentes aos objetivos de longo prazo de uma empresa.

Dito de outro modo, esse tipo de dashboard permite que gestores identifiquem tendências, de modo a refletir de maneira mais clara sobre possíveis impactos negativos ou positivos de uma dada situação.

O painel estratégico é bem mais detalhado do que o estratégico. Por meio dele, é possível verificar, por exemplo, possíveis quedas nos desempenhos de áreas específicas.

Exemplos de dashboards

Conforme já mencionamos, os dashboards podem ser utilizados em vários tipos de negócio e em departamentos diversos. A seguir, mostramos alguns exemplos desses painéis.


Dashboard para indústrias

É possível adotar dashboards com métricas e indicadores específicos para a indústria, tais como o tempo de fabricação, o índice de desperdício de materiais e tudo que está relacionado ao workflow da produção.

Ademais, essa ferramenta possibilita o cruzamento de dados de áreas diferentes de uma mesma indústria, o que permite a identificação das causas de problemas e o monitoramento das operações.


Dashboard para hospitais

Um dashboard hospitalar possibilita o monitoramento da eficiência de novos tratamentos e do atendimento desde a entrada do paciente. Pode-se verificar, ainda, o número de leitos vagos e de consultas realizadas.

Dessa forma, é possível pensar estratégias para otimizar o atendimento aos pacientes e cortar eventuais custos desnecessários.


Dashboards para projetos

O uso de dashboards é também indicado para o monitoramento da execução de projetos de diversos tipos.

Por meio das informações disponibilizadas nos painéis de projetos, pode-se acompanhar o cumprimento de cada uma das atividades previstas em cada fase de um projeto.


Dashboard financeiro

Você pode adotar dashboards em seu setor financeiro para verificar fazer projeções de fluxo de caixa e avaliar a lucratividade do seu negócio.

“Os painéis financeiros também possibilitam um maior controle financeiro. De fato, com ele, você pode avaliar as margens de lucro, os ativos disponíveis e as dívidas de sua empresa.”

Como escolher um dashboard?

Atualmente, existem várias empresas especializadas em desenvolver dashboards específicos, tendo em vistas as características e demandas de seus clientes.


Contudo, antes de pensar em fazer esse investimento é necessário que você tenha em mente qual é o objetivo que pretende alcançar com o uso dessa tecnologia.


Por exemplo, você poderá investir em painéis para acompanhar o desempenho de suas equipes de vendas e atendimento ou para analisar o ROI de campanhas de marketing.

A partir daí, pode-se pensar no tipo de dashboard e quais métricas e indicadores ele deve apresentar.


O ideal é que a solução escolhida apresente as informações com o mínimo de abas possível. Ademais, a visualização dos dados deve ser bem didática.

Ferramentas muito poluídas também não são indicadas, pois podem dificultar as análises.

Dashboards: mais assertividade e agilidade na tomada de decisões

Assim, podemos concluir que os painéis são, realmente, uma ferramenta de gestão com enorme potencial, haja vista que possibilitam o monitoramento e avaliação de indicadores essenciais para a compreensão da situação de uma empresa.

Ademais, os dashboards apresentam dados em tempo real, o que contribui para a maior assertividade dos diagnósticos e da tomada de decisão por parte de gestores.

E você, já utiliza dashboards em sua empresa? Quais as vantagens que essa ferramenta proporciona na gestão do seu negócio? Comente!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page